Serviço de Educação e Juventude

Programa aprender e brincar

O Programa Aprender & Brincar é um programa criativo, dinâmico, dirigido a crianças de Jardim de Infância e 1.º ciclo a frequentar os Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública do Concelho da Amadora.

Tem por objectivo ser uma resposta partilhada, fundamental para o acompanhamento e desenvolvimento dos alunos, garantindo que os tempos de permanência das crianças sejam de enriquecimento das aprendizagens, associadas à aquisição de competências, fora do horário lectivo e nas interrupções lectivas. Às famílias proporciona uma resposta de excelência de proximidade e de custos controlados.

Decorre nos espaços comuns de qualidade do Parque Escolar Municipal dando novas vidas aos recreios, ginásios, bibliotecas e centros de recursos.

O Programa teve início em 2002/2003 com a frequência de 412 utentes e conta actualmente com a participação de 2432 utentes, distribuídos pelos 34 dos 35 estabelecimentos de ensino dos 12 agrupamentos de escolas do nosso município.
(in site da Câmara Municipal da Amadora)

O Despacho Nº9265-B/2013 de 15 de Julho do Ministério da Educação e Ciência veio definir as normas de funcionamento a observar para as actividades desenvolvidas pelos CAF (Centro de Apoio à Família). Assim, dividem-se em:
  • Actividades de animação e de apoio à família (A.A.A.F.) – Destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e depois do período diário de actividades e durante os períodos de interrupção destas actividades;
  • Componente de apoio à família (C.A.F.) – Conjunto de actividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1ºciclo do ensino básico antes e depois da componente curricular e de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção lectiva;